terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia de s. Valentim…


O dia de s. Valentim aproxima-se, mas a verdade é que muitos desconhecem a sua origem e apenas pensam que é um dia em que compram coisas bonitas para a cara metade e a levam a jantar fora, mas este dia é bem mais do que isso…
Para quem não sabe existem algumas lendas de s. Valentim:
1-      As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d. C., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.

2-      Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Cláudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão,  Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando :«Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..

Mas  melhor mesmo é aquele que as crianças nos contam…

S. Valentim foi ajudante
Casamentos, realizou
E aos jovens da sua terra
Em segredo ele casou

São Valentim foi um Bispo
que acabou na prisão
trouxe a visão à menina
bem dentro do seu coração!

Os meninos e professores
andam todos muito animados...
Será porque hoje se celebra
o dia dos namorados?!

No dia de S. Valentim
A amizade está no ar...
Mesmo que não digas sim
Ao que estou a pensar!!

É um dia especial
recheado de muito calor...
Toda a gente o festeja
com amizade e amor!!

Hoje é dia de S. Valentim
e o amor fica no ar
Dá-me logo uma vontade 
de começar a estudar!


ACTUALMENTE...


Ora, depois de uns meses sem escrever a Raquel propôs-me a tal e eu, claro, aceitei…
Aproveito e desabafo algumas coisas que me vão na alma…
Sim, já acabei o curso e não faço parte das estatísticas… sim, estou a trabalhar, os alunos têm de me aturar e olhem que ainda são uns 40 e tal, do 1º ao 11º ano…
Uff…
Mas ando um pouco preocupada, porque tenho sobre os ombros grande responsabilidade, nomeadamente o sucesso académico destes jovens… :/ e com isto tudo quem sofre são os meus intestinos…
Enfim… esta tem sido a minha vida desde que saí de Coimbra, podia ser melhor, poder até podia, mas não seria a mesma coisa…
J